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Durante a restauração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2009, foi encontrado por acaso uma enorme obra do pintor italiano, naturalizado brasileiro, Eliseu Visconti (1866-1944). Esse painel foi encomendado pelo engenheiro e construtor do teatro, Francisco de Oliveira Passos em 1905, durante a construção do teatro.
Medindo 12 metros de altura por 16 de largura, o grande painel estava escondido atrás de outra parede do teatro e era tido como destruído há mais de 70 anos. Muito festejado inicialmente, a descoberta acabou se convertendo em um drama. A parede onde fica a pintura localiza-se na parte de cima do palco, próximo ao teto. Retirá-la, envolveria um trabalho tão complexo e dispendioso que a direção do teatro preferiu esquecer o assunto e fechar para sempre as cortinas sobre essa obra.
Pano de boca datado de 1908 - óleo sobre tela, 12m x 16m |
O tema para o Pano de Boca, escolhido pela Prefeitura, tem como título "A Influência das Artes sobre a Civilização". Visconti desenvolveu o tema em termos alegóricos e executou uma obra pictórica de dimensões incomparáveis, sendo um dos mais monumentais trabalhos do gênero. Segundo Pedro Xexéo, “a composição e as figuras refletem a influência formal das concepções iconográficas da Belle Epoque, acrescida do que poderíamos chamar de estilo acadêmico-didático, comum nesse período.” (Theatro Municipal – 90 anos – 1999).
Eliseu Visconti no ateliê de Paris, em 1907. |
No Brasil não havia atelier nas dimensões adequadas à empreitada que Visconti iniciava. O atelier alugado em Paris, com 4 metros de pé direito, seria ainda pequeno, pois o Pano de Boca, com 12 metros de altura por 13 metros de largura, teve que ser dividido em três seções, pintadas separadamente.
Fonte: Revista Bravo!
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