Gotas de beleza

"A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica". (Pablo Picasso)

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Marc Ferrez, o fotógrafo do Rio antigo

Pedra da Gávea, Rio de Janeiro

Filho de franceses, Marc Ferrez (1843-1923) é um dos fotógrafos brasileiro mais importante do século XIX.  Graças aos seus milhares de negativos e centenas de fotografias originais de época, pode-se pesquisar a fundo a sua vida e o cenário do Rio de Janeiro da segunda metade do século.

A conservação do acervo do fotógrafo se deve a seu neto Gilberto Ferrez, que foi influenciado pela obra do avô e pelo seu próprio interesse pela historiografia. Graças a isso, Gilberto tornou-se o primeiro historiador da fotografia brasileira.
Os pais e o tio de Marc Ferrez eram escultores e vieram para o Rio de Janeiro para se juntar a Missão Artística Francesa em 1817. Os pais logo se tornaram professores da Academia de Belas Artes, fixando residência na cidade.
Marc Ferrez, nasceu no Rio de Janeiro, viajou por todo o Brasil registrando seus diferentes aspectos, isso fez dele o protagonista da cena fotográfica brasileira até o começo do século XX, quando se aposentou.
Em 1873 teve todo o seu ateliê fotográfico destruído por um incêndio. Com isso, no ano seguinte, viajou a Paris a fim de adquirir parte do equipamento perdido e recomeçar sua atividade profissional. 
A paixão pela fotografia fez com que ele não se limitasse a única vertente da fotografia. Se dedicou a tudo: paisagem, retrato, cena de rua, fotografia de arquitetura, fotografia marítima, etc. E foi um dos pioneiros em fotografia panorâmica.

Exigência de qualidade e modernidade – fazem dele o protagonista da cena fotográfica brasileira.

A paisagem do Rio de Janeiro marcou a vida e a obra do fotógrafo, da mesma forma que as imagens de Ferrez estão impregnadas na memória dos cariocas e brasileiros em geral.


Arcos da Lapa,


Candelária


Ilha Fiscal


Largo do São Francisco






Cartão postal de Época - Ilha de Paquetá




Nenhum comentário:

Postar um comentário