Gotas de beleza

"A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica". (Pablo Picasso)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Inhotim, um museu a céu aberto

"Penetrável" de Hélio Oiticica
Difícil arrumar palavras para descrever esse lugar, dizer que ele é lindo é cair no senso comum. Inhotim deve ser sentido através de sua rica natureza, dos sons locais e das exposições espalhadas por todo o parque. 
Idealizado na década de 1980 pelo empresário Bernardo Paz, o parque foi fundado oficialmente em 2002 e consolidado em 2005, com a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e foco nas espécies nativas. Inhotim possui a maior coleção de palmeiras do mundo.
Em meio a toda essa exuberante paisagem natural, cerca de 500 obras de mais de 100 artistas, compõem o seu acervo com foco na arte contemporânea. Espalhados por toda a extensão do parque estão as obras de Helio Oiticica, Tunga, Olafur Eliassom, Dan Grahan, Edgard de Souza, dentre outros e diversas galerias construídas especialmente para abrigar trabalhos permanentes de um determinado artista, como as de Lygia Pape, Adriana Varejão, Cildo Meireles e galeria True Rouge que abriga a obra do artista pernambucano, Tunga.
Inhotim é parada obrigatória para quem gosta do contato com a natureza e para quem aprecia arte, e para quem não aprecia também, pois a combinação natureza/arte torna o passeio tão agradável que você nem se dá conta de que está em um museu. Mas uma dica: reservem pelo menos uns 2 dias para conhecer o local, fiquei lá o dia inteiro e não vi nem a metade.

Helio Oiticica

Dan Grahan

Inmensa, Cildo Meireles

Vista de um dos lagos

Amilcar de Castro

Edgard de Souza

Galeria Lygia Pape, dentro a obra "Téia"

Lago em frente a Galeria "True Rouge"





Nenhum comentário:

Postar um comentário