Gotas de beleza

"A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica". (Pablo Picasso)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Robert Doisneau, o fotógrafo do beijo

“As maravilhas da vida diária são tão excitantes;
nenhum diretor de filmes pode montar o que você encontra na rua.” Robert Doisneau

O beijo do hotel de Vilne, 1950
A fotografia mais famosa de Doisneau

O francês Robert Doisneau, nasceu na cidade de Gentilly (em 14/4/1912). Desde o início de sua carreira, se mostrou apaixonado pelas ruas. Influenciado pelos trabalhos de Henri Cartier-Bresson e outros grandes nomes da fotografia, ficou famoso ao fotografar a vida social de Paris e cidades vizinhas, sem nunca fazer distinção de classe social.  Foi observando o cotidiano das pessoas nas ruas que ele desenvolveu uma grande ternura para com estas classes populares que ele frequentava e que iam se tornar durante mais de cinquenta anos seu objeto de estudo. Sua obra consiste em fotografias de crianças, cenas da periferia, pessoas simples e solitárias e são carregadas de poesia e um toque de humor.
Se tornou tão popular que suas fotografias foram eternizados como postais e até hoje estão presentes na vida dos franceses.
“Eu não fotografo a vida como ela é, mas a vida como eu gostaria que fosse.” Robert Doisneau
Picasso e os pães, 1952

Um dos seus focos são as crianças que brincam pelas ruas sem a interferência dos pais e são retratadas por Doisneau — um dos fotógrafos mais conhecidos da França — com respeito e seriedade.

Les Freres, 1934

Doisneau serviu como fotógrafo e soldado durante a Segunda Guerra Mundial e usou suas habilidades para criar passaportes e outros documentos falsos para a Resistência Francesa durante a ocupação alemã.
Resistance fighter at rest, 1944

Abaixo, algumas fotos da série intitulada Um Regard Oblique (Um olhar oblíquo) de 1948. Trata-se de um divertido registro de imagens, cujo objetivo era flagrar a expressão das pessoas que paravam para olhar a vitrine de uma galeria de arte e se deparavam com um quadro de nu feminino, considerado vulgar para a época.







La Dame Indignée (A senhora indignada), 1948




2 comentários:

  1. Esse fotografo virou famoso porque pudo capturar um momento único na vida dessas pessoas, e não é uma tarefa fácil.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Mariana. E ele também é único nesse sentido.

    ResponderExcluir