Gotas de beleza

"A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica". (Pablo Picasso)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Auto-retrato de Caravaggio revelado pela tecnologia

Baco, Caravaggio, óleo, 95 cm x 85 cm
Uffizi, Florença

Em 2009, pesquisadores descobriram, depois de anos escondido sob camadas e mais camadas de tinta e poeira, um pequeno auto-retrato de Caravaggio. A pequena imagem, foi descoberta em uma garrafa de vinho numa de suas obras mais famosas, Baco de 1597.
Ela mostra um homem, com uns 25 anos de idade, cabelo escuro e encaracolado refletido dentro da garrafa. O homem parece estar segurando um pincel e trabalhando em um cavalete. O nariz da pequena figura, os olhos e o colar em volta do pescoço são visíveis.
A imagem foi vista pela primeira vez em 1922, quando a tela foi restaurada por um italiano que descreveu o rosto como tendo "grandes olhos, um nariz largo e arrebitado e lábios ligeiramente abertos".
Ao longo dos anos, a pintura foi submetida a várias restaurações "pobres", inclusive foram repintadas todas as manchas escuras, até que, tornou-se impossível visualizar o detalhe. os especialistas foram capazes de "ver" através da pintura com uma técnica chamada refletografia, que usa a tecnologia de infravermelho para penetrar camadas de tinta de diferentes espessuras, tornando as camadas superiores transparentes.



Detalhe da obra


Fonte: Nick Squires, in http://www.telegraph.co.uk/culture/art/art-news/6468623/Tiny-Caravaggio-self-portrait-revealed-by-technology.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário