Gotas de beleza

"A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica". (Pablo Picasso)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Momento Itália no Brasil

A logo criada por Washington Olivetto, mistura os dois principais monumentos dos dois países.

O Brasil receberá de outubro de 2011 a julho de 2012, mais de 200 eventos que marcarão o Movimento Itália no Brasil. Serão exposições, peças de teatro, espetáculos de dança, shows de música e mostras de cinema espalhados em 11 cidades brasileiras.

O espetáculo de abertura foi "Ensaio sobre a beleza" que aconteceu na Cinelândia-RJ no dia 15 de outubro e foi apresentado por um total de 100 bailarinos brasileiros e italianos.

Cartaz do espetáculo
Uma das exposições previstas é Modigliane, Imagens de uma Vida,  do artista italiano Amedeo Modigliani (1884-1920), que o Rio de Janeiro receberá em janeiro de 2012.  Serão cerca de 170 peças, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias de época e um núcleo batizado de Os amigos de Modigliani, com trabalhos de artistas que orbitaram em torno do homenageado.  (Fonte: Revista Bravo!)


Curiosidades sobre o artista

Modigliane e Pablo Picasso nutriam a mesma paixão pelas mulheres. Porém, Modigliane não concordava como Picasso as retratava e dizia que a beleza feminina não podia ser transformada em um cubo.

Nu couche de dos. 1917. 
Barnes Foundation, Lincoln University, Merion, PA, USA.

Retrato de Jeanne Hebuterne, 1920

A obra acima foi concluída no mesmo ano da morte do artista. Tratase de sua musa e amante, a francesa Jeanne Hebuterne. Pouco depois de concluir a obra, contrai meningite tuberculosa e morre aos 36 anos de idade. Jeanne, grávida, suicida-se no dia do funeral do artista.


E aí, gostou? Quem quiser conferir essa exposição antes dela acontecer aqui no Rio de Janeiro, dê um pulinho em Vitória:

Modigliani – Imagens de uma vida
De 18 de outubro a 18 de dezembro
Palácio Anchieta, Salão Afonso Brás
Vitória-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário